Áreas de atuação

Cirurgia Robótica

Ver mais Áreas de atuação

A cirurgia robótica é uma inovação que tem trazido vantagens e resultados excelentes no tratamento de diversas doenças, em especial as ginecológicas. Considerada como a evolução da cirurgia laparoscópica, a cirurgia robótica tem diversas diferenças e implica em inúmeros benefícios tanto para a paciente quanto para o médico que opera.
Nessa modalidade, ao contrário da crença popular, o robô não faz a cirurgia, ou substitui o médico, mas sim, é completamente manipulado pelo cirurgião.
Após a anestesia e posicionamento do paciente na mesa de cirurgia, o médico posiciona os braços do robô às cânulas e pinças robóticas, através de um console (central de comando, o cirurgião controla os braços, a câmera e as pinças, executando o procedimento cirúrgico, propriamente dito.

Dentre as diferenças da cirurgia robótica para a laparoscópica, a visão 3D (tridimensional) e a magnificação da imagem (campo cirúrgico) em torno de 10-15 vezes maior, traz uma melhor visualização das lesões e das estruturas do corpo. Outro fator de grande diferença é nos precisos movimentos dos “braços robótico”, evitando tremores e instabilidades na imagem.
As pinças robóticas também são diferentes das laparoscópicas, pois possuem movimentos de rotação e de punho, possibilitando maior amplitude dos movimentos, o que faz com que as suturas sejam mais precisas.
Acredito que em determinados procedimentos cirúrgicos, as vantagens da cirurgia robótica são mais evidentes como no tratamento cirúrgico da endometriose, procedimento que seu resultado está diretamente ligado a quantidade de lesões da doença que é identificada e retirada. Ainda em relação a cirurgia de endometriose, a visualização magnificada de estruturas nobres (vasos, nervos e ureter) traz maior segurança ao paciente e ao cirurgião. Em procedimentos como as miomectomias, retirada dos miomas com a preservação do útero, acredito que as suturas (pontos cirúrgicos) são realizadas de forma mais precisa e segura.
Para o cirurgião além de todas as vantagens nos resultados, a cirurgia robótica oferece maior precisão e segurança em locais de difícil acesso e melhor ergonomia durante o processo cirúrgico.

Outras vantagens da cirurgia robótica:

  • Menor tempo cirúrgico
  • Cortes menores e menor sangramento
  • Diminuição das dores e complicações pós-cirúrgicas
  • Rápida recuperação no período pós-operatório

Confira algumas doenças e procedimentos que já estão obtendo bons resultados com esta modalidade:

Tratamento cirúrgico para endometriose

A endometriose é uma doença ginecológica onde as células do tecido interno do útero, conhecido como endométrio, que geralmente são expelidas na menstruação, se movimentam e caem nos ovários ou cavidade abdominal, se multiplicam e causam sangramentos, dores em forma de cólica, dor nas relações sexuais e dificuldade de engravidar em alguns casos.

Essa doença pode atingir outras áreas do corpo além do útero e para ser tratada é necessária uma equipe de médicos que possui especialidade para tratar cada área afetada para um melhor resultado do tratamento.

A cirurgia robótica traz a inovação necessária para tratar cirurgicamente a endometriose de forma menos invasiva e tendo acesso a áreas em que a cirurgia tradicional tem extrema dificuldade para conseguir alcançar. A magnificação da imagem, a visão tridimensional, a estabilidade da imagem parece melhorar os resultados cirúrgicos, na medida que as lesões são melhores identificadas e retiradas, promovendo mais segurança ao procedimento, uma vez que melhora a visualização de ramos de nervos, por exemplo, de difícil identificação em outras modalidades cirúrgicas.
Menor dor no pós operatório, menos sangramento, menor tempo de internação e retorno precoce as atividades do dia a dia são outros benefícios da cirurgia robótica.

Miomectomias

A miomectomia é a retirada cirúrgica dos miomas que são tumores benignos e podem se desenvolver durante a idade fértil.
A cirurgia robótica tem auxiliado na preservação de mais úteros utilizando uma via minimamente invasiva. Um dos desafios da cirurgia laparoscópica durante a realização das miomectomias, retirada dos miomas com a preservação do útero, é a realização das suturas (pontos no útero após a retirada dos miomas). Após a retirada do mioma do útero, faz-se necessário a realização do fechamento do útero com pontos que são difíceis de serem realizados pela técnica laparoscópica devido aos movimentos dessas pinças serem limitados. O movimento das pinças na cirurgia robótica não são limitados e imitam os movimentos do punho humano com rotação ampla, permitindo que o fechamento uterino seja realizado de forma precisa, segura para que mais úteros sejam preservados, mantendo sonho da maternidade, utilizando-se de técnicas menos invasivas e mais miomectomias de maior complexidade sejam viabilizadas com auxílio da cirurgia robótica.

Histerectomias

A histerectomia, é a cirurgia onde é feita a retirada do útero, possui um ótimo resultado quando feita através de uma cirurgia robótica.
Mesmo que possa ser realizada pela laparoscópica, pois também é uma modalidade de cirurgia menos invasiva, em alguns casos de maior complexidade a parece ser a cirurgia robótica a melhor via.

Recanalização das trompas

A recanalização tubária é o procedimento que, na maioria dos casos, é feito para a reversão da laqueadura (ligadura de trompas). A recanalização das tubas uterinas tem como objetivo refazer a passagem para que ocorra o encontro do espermatozoide e óvulo, de maneira natural, e como consequência a gestação.
Porém esse ainda é um processo complexo que as taxas de sucesso variam bastante na literatura médica.

Para que possa ser feita é necessário que a tuba não esteja dilatada ou doente, as laqueaduras que são feitas com o clipe de titânio e o anel de plástico são mais fáceis de serem revertidas.
O procedimento é feito de forma muito cautelosa, sem garantias de sucesso de gravidez futura, e a modalidade cirúrgica preferida, atualmente, é a cirurgia robótica devido aos inúmeros benefícios associados a magnificação da imagem, visão tridimensional, ausências de tremores de movimentos do cirurgião e movimentos de amplitude das pinças facilitando a realização de suturas delicadas como são as suturas (pontos) realizados durante a recanalização das trompas.

Marque sua consulta

Nosso objetivo é cuidar da sua qualidade de vida e preservar o sonho da maternidade

Conheça os tratamentos
Vamos cuidar da sua saúde?

    Centro de Endometriose da Bahia

    Equipe especializada em qualidade de vida e preservação da fertilidade.
    Acolhimento e profissionalismo para que sua experiência seja positiva.

    Conheça o IBCR Conheça o Centro