Blog

Mioma pode ser um sinal de câncer?

O descobrimento de um mioma no útero é motivo de grande preocupação para muitas mulheres, que logo pensam o pior: “mioma é sinônimo de câncer”. Entretanto, pode acalmar sua mente e seu coração: mioma não é sinal de câncer.

Apesar disso, eles precisam ser tratados, pois podem causar outros problemas importantes. Saiba mais nesse artigo.

Miomas são problemas bastante comuns, notadamente nas mulheres que estão em idade reprodutiva. Eles costumam ser descobertos durante os exames de rotinas. Os médicos podem desconfiar que a paciente está com um mioma quando ela apresenta queixas como menstruações demoradas e muito intensas.

Esse é um sintoma que pode ser bastante preocupante por causar anemia, mas há ainda outras queixas muito comuns, como cólicas menstruais, sangramentos fora do período menstrual, dores abdominais e na região pélvica, dor durante a relação sexual e problemas urinários.

Se você tem essas queixas, é possível que tenha um mioma, mas não necessariamente.

O “susto” pode acontecer quando o seu médico pedir uma biópsia e exames de imagem para investigar o problema. Não se preocupe, ele quer apenas descartar a possibilidade de que você tenha um sarcoma – esse sim é um tipo de câncer.

Mas, enquanto miomas são bastante frequentes, o surgimento de sarcomas é relativamente raro.

Como saber se eu tenho um mioma ou um câncer no ovário?

É o médico que vai te dar esse diagnóstico após a consulta e a realização de alguns exames. Muitas pacientes ficam assustadas com o mioma porque alguns sintomas são parecidos com o do câncer, como, por exemplo, o inchaço na barriga.

Mas lembre-se que o câncer de ovário não tem sintomas na fase inicial.

Já na fase avançada, alguns sintomas podem ser alterações intestinais (sobretudo quando há constipação ou “prisão de ventre”), aumento na vontade de fazer xixi, dor no abdômen, náusea, vômito, sangramento, aumento do peso, falta de ar e pele com tom amarelado.

Mas eu li que o mioma é um tipo de tumor… é ou não é?

É verdade, o mioma é um tipo de tumor. Entretanto, existem dois tipos de tumores: o maligno e o benigno. O maligno é o tumor em que as células se multiplicam rapidamente e invadem as estruturas ao seu redor. Esses é o chamado “câncer”.

Já no tumor benigno – e o mioma está incluído nesse grupo – as células crescem em velocidade bem menor que no maligno e são bem parecidas com as de um tecido normal, facilitando sua retirada e sem causar maiores problemas quando tratados.

Isso significa que o mioma é inofensivo?

Não! Além de causar os sintomas já citados acima, que diminuem a qualidade de vida das pacientes, o mioma também pode dificultar a gravidez, já que deforma a parede interna do útero, afeta a circulação sanguínea e causa inflamações.

Tratamento do mioma

A medicina tem uma gama de opções para tratá-lo. A depender do objetivo do tratamento e dos sintomas que você esteja sentindo, seu médico pode indicar o uso de anti-inflamatórios, remédios hormonais, suplementos de ferro ou, se os sintomas forem muito intensos, uma cirurgia para a retirada do mioma.

Portanto, fique tranquila. O mioma deve, sim, ser tratado, mas não é um sinal de câncer. Se você está desconfiada de que pode ter um mioma, entre em contato com o médico de sua confiança ou agende sua consulta com o Dr. Marcos Travessa.

Nosso objetivo é cuidar da sua qualidade de vida e preservar o sonho da maternidade

Conheça os tratamentos
Vamos cuidar da sua saúde?

    Centro de Endometriose da Bahia

    Equipe especializada em qualidade de vida e preservação da fertilidade.
    Acolhimento e profissionalismo para que sua experiência seja positiva.

    Conheça o IBCR Conheça o Centro