Blog

Ultrassom transvaginal com preparo intestinal: Quando é recomendado e como funciona

Para que serve a ultrassonografia para pesquisa de endometriose profunda com preparo intestinal?

É recomendado para mulheres que apresentem sintomas de cólica menstrual, dor na relação sexual, dor lombar que piora na menstruação, cólica que irradia para os membros inferiores, cólica que irradia para região do ânus, dor ao defecar durante a menstruação, dor pélvica de origem desconhecida, dentre outros sintomas.

Este exame diagnostica não apenas a endometriose profunda, mas avalia a existência concomitante de outras doenças como: adenomiose, miomas, varizes pélvicas, pólipos, ovários polimicrocísticos, hidrossalpinge, etc.

O exame de ultrassom transvaginal com preparo intestinal pode causar algum desconforto?

O exame é bem mais demorado que o ultrassom transvaginal simples, pois se trata de um exame bem mais completo que começa na verdade desde o abdômen, com avaliação dos rins, bexiga, porções mais “altas” do intestino, apêndice, além da avaliação de toda a parede abdominal, diafragma e regiões inguinais. Na etapa da ultrassonografia transvaginal além de avaliar útero e ovários, é realizado o estudo específico para pesquisa de lesões de endometriose profunda, que poderá ser ainda mais demorado de acordo com o número e a extensão das lesões detectadas.

Como funciona

Alimentação:

É necessário ter alguns cuidados com a alimentação na véspera e no dia da realização da ultrassonografia para pesquisa de endometriose: prefira uma dieta leve e evite alimentos que possam causar gases. É necessário também jejum de cerca de 03 horas antes da realização do exame. Mas é sempre importante seguir a recomendação feita pelo nosso Setor de Ultrassonografia.

Preparo intestinal:

O preparo intestinal começa no dia anterior à realização do exame e a própria Clínica envia as orientações. Nosso Setor de Ultrassonografia, pensando na comodidade e rapidez, envia as orientações por e-mail ou via Whatsapp.

Em caso de dúvidas ou caso você tenha alguma patologia que necessite recomendação especial para realizar este exame, o Centro de Endometriose da Bahia entra em contato direto com a médica radiologista responsável, Dra Francine Freitas, para a devida orientação.

Sentir-se segura é essencial para seu bem-estar durante todo o processo. E você sempre poderá contar conosco durante a luta contra a endometriose!

Aguardo você a até a próxima!

Nosso objetivo é cuidar da sua qualidade de vida e preservar o sonho da maternidade

Conheça os tratamentos
Vamos cuidar da sua saúde?

    Centro de Endometriose da Bahia

    Equipe especializada em qualidade de vida e preservação da fertilidade.
    Acolhimento e profissionalismo para que sua experiência seja positiva.

    Conheça o IBCR Conheça o Centro