Marque a sua Consulta

15/10/2020

O que é endometriose e como tratar?

Muitas mulheres ainda mantêm a crença de que sentir cólicas é normal. Essa crença comum torna a endometriose difícil de ser diagnosticada em estágios iniciais, justamente quando as opções de tratamento podem ser mais conservadoras.

Entender a endometriose é um dos passos essenciais para melhoria da qualidade de vida das portadoras desta doença.

Vamos falar um pouco sobre quais sintomas nos fazem suspeitar de endometriose e como tratá-la. Confira na matéria abaixo!

Entendendo a Endometriose

 

A Endometriose é o crescimento anormal do tecido endometrial fora dos limites uterinos, podendo acometer os ovários, intestino, a bexiga, os ligamentos uterossacros, vagina, apêndice, dentre outros.

É uma doença comum, que atinge cerca de 1 em cada 10 mulheres em idade reprodutiva.

O diagnóstico somente através da conversa com o médico ginecologista e do exame físico muitas vezes é insuficiente. Assim, a ultrassonografia para pesquisa de endometriose com preparo intestinal pode ser utilizada como método de imagem complementar para a concluir o diagnóstico.

Quais são os sintomas da Endometriose?


- Fortes dores pélvicas;
- Cólicas fortes e frequentes durante o ciclo menstrual;
- Dificuldade para engravidar;
- Desconforto durante ou após as relações sexuais;
- Sangramento excessivo durante ciclos menstruais;
- Dor lombar;

Podem ocorrer ainda outros sintomas mais genéricos, como inchaços e fadigas, comprometendo de forma significativa a qualidade de vida destas mulheres.

Quais as formas de tratamento da endometriose ?

 

O tratamento da endometriose é sempre individualizado, depende das queixas clínicas e da fase reprodutiva em que ela se encontra. De forma geral o tratamento pode ser clínico, cirúrgico ou ambos.

No âmbito clínico são indicados medicamentos hormonais com a finalidade de tentar controlar o avanço da doença.

No âmbito cirúrgico o objetivo é remover as lesões de endometriose e restaurar a anatomia da cavidade pélvica. Esta forma de tratamento em geral é indicada quando há insuficiência do tratamento clínico, quando há intolerância às medicações indicadas ou quando lesões de endometriose tenham localização específica que venham a comprometer o funcionamento de órgãos nobres.

E por onde começar?

 

É de extrema importância que ao detectar um ou mais dos sintomas acima, você procure um médico especialista para um diagnóstico seguro e realize exames de imagem específicos com profissionais habilitados. Cuide-se e até a próxima!

Receba dicas para
cuidar da sua saúde