Marque a sua Consulta

02/01/2018

O que é HPV?

HPV é a sigla para Human Papiloma Virus, um vírus que vive na pele e nas mucosas dos seres humanos, em regiões como vulva, vagina, colo de útero e pênis. Transmitida principalmente pela relação sexual (DST), o HPV também pode ser transmitido de mãe para filho na hora do parto, devido a infecção no trato genital materno.

hpv

Sintomas

O principal sintoma é o aparecimento de verrugas nas regiões genitais, como lesões na boca e na garganta. Podem aparecer também lesões não visíveis a olho nu, no colo do útero, na região perianal e pubiana.

papiloma

Diagnóstico

O diagnóstico é feito através de exame ginecológico e exames de laboratório, como Papanicolau, colposcopia, peniscopia e anuscopia.

exame-papanicolau

Tratamento

Geralmente o HPV é expelido do corpo espontaneamente, porém para os casos mais duradouros é preciso realizar alguns tratamentos.

Para as verrugas genitais existem tratamentos via laser, crioterapia (congelamento), substâncias químicas ou cirurgia com uso de anestésicos locais.

O HPV ainda não tem cura, mas pode ser controlado. Caso não seja tratado, pode desenvolver problemas mais sérios, como câncer de colo de útero e de garganta.

Em um dado alarmante, divulgado pelo Instituto do HPV, sabemos que quase 100% das mulheres que sofrem de câncer de útero, antes tinham também o vírus do Papiloma.

Prevenção

Portanto o melhor remédio ainda é a prevenção. O uso da camisinha durante as relações sexuais é indispensável para evitar a infecção pelo vírus HPV (assim como de outras doenças sexualmente transmissíveis). Há também a vacina contra o HPV que ajuda a prevenir várias doenças causadas pelo vírus.

camisinha06102014horiz

Para maiores esclarecimentos e informações, procure sempre o seu médico. Ele saberá avaliar cada caso, dar um diagnóstico correto e indicar o melhor tratamento.

Fonte: Dr. Marcos Travessa

Receba dicas para
cuidar da sua saúde