Marque a sua Consulta

20/07/2017

Saiba Mais Sobre a Cirurgia Laparoscópica

A cirurgia laparoscópica é também conhecida como cirurgia minimamente invasiva, cirurgia com pequenas incisões, cirurgia videolaparoscópica e cirurgia por vídeo.

A palavra “láparos” vem de origem grega e significa abdômen e “skopies” significa observar. Daí, laparoscopia nada mais é do que visualizar, observar a cavidade abdominal e pélvica através do auxílio de uma ótica de aumento. Realizada através de pequenos cortes que servem para introduzir uma lente de aumento (ótica – laparoscópio) e demais instrumentos.

Até pouco tempo atrás, o laparoscópio era usado apenas para fazer diagnósticos ou fazer retiradas de pequenos fragmentos de tecidos para análise (biópsias). Com o avanço tecnológico, a laparoscopia moderna e avançada é utilizada para realização dos mais diversos tipos de procedimentos desde os mais simples aos mais complexos.

A cirurgia laparoscópica – quando bem indicada e executada por equipe capacitada – é muito melhor para o paciente. O paciente sente menos dor pós-operatória, pois as incisões cirúrgicas são pequenas (consequentemente diminuindo o tempo de permanência hospitalar), além da recuperação mais rápida dentre outros benefícios comprovando, dessa forma, o avanço no tratamento cirúrgico das mais diversas doenças.

Como é realizada a laparoscopia?

Para entender como é realizada a laparoscopia, é importante entender um pouco melhor a região do abdômen. No abdômen, todos os órgãos encostam-se uns nos outros, o que constitui uma cavidade abdominal virtual.

Para introdução do laparoscópio é necessário que essa cavidade seja distendida. Isso é feito através da introdução do gás carbônico (CO2) que serve para separar os órgãos e permitir a entrada do laparoscópio com segurança.

O laparoscópio, que é uma lente de luz fria, transmite imagens claras, através de um sistema de fibras ópticas, para um monitor de vídeo utilizado pelo cirurgião.

Com a visualização  do abdômen do paciente, o médico já está apto a  introduzir os instrumentos necessários para realizar a operação.

Os instrumentos cirúrgicos utilizados no procedimento, são similares aos utilizados nas cirurgias tradicionais, porém mais delicados.

Com isso, o cirurgião consegue avaliar e executar perfeitamente o procedimento de maneira segura e assertiva.

Curiosidade: Como a cirurgia laparoscópica foi descoberta?

O seu surgimento foi progressivo e teve início através de pequenas invenções que você confere logo abaixo:

  1. Hopkins desenvolveu um sistema de lentes ópticas, o laparoscópio moderno.
  2. Um sistema de produção de luz fria fez com que a iluminação das cavidades orgânicas fosse mais segura.
  3. Transmissão de imagens por fibras ópticas.
  4. Transmissão de imagens à distância, televisão.
  5. Desenvolvimento de micro câmeras de televisão, fáceis de manipular por sua leveza, transmitindo imagens de excepcional qualidade.

A junção e o desenvolvimento dessas invenções fizeram com que surgisse a cirurgia laparoscópica bastante utilizada pelos médicos atualmente e que traz muitos benefícios aos pacientes.

Fonte: Dr. Marcos Travessa

Receba dicas para
cuidar da sua saúde