Marque a sua Consulta

23/08/2017

Identifique os Sintomas do Câncer de Colo de Útero

O câncer de colo de útero, no início, geralmente é assintomático. Por isso é importante a prevenção através de consultas regulares ao ginecologista e exames como o papanicolau para identificar possíveis alterações que podem evoluir para câncer de colo de útero.

Esse câncer, também chamado de cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos (chamados oncogênicos) do Papilomavírus Humano – HPV. A infecção genital por este vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes.

Em alguns casos, esse tipo de câncer, pode se desenvolver rápido, apresentando alguns sintomas como:

  • Sangramento Vaginal, principalmente após relações sexuais
  • Corrimento vaginal, com odor ou mau cheiro
  • Dor abdominal constante.

Nos casos mais graves, onde a mulher já apresenta um estágio avançado da doença os sintomas incluem também rápida perda de peso, cansaço excessivo, dor e inchaço nas pernas, assim como perdas involuntárias de fezes e urina.

Esses sintomas são muito genéricos e podem ser causados também por outras enfermidades. Sendo assim, é sempre aconselhável consultar seu médico para um diagnóstico preciso.

Mulheres com histórico de infecção com HPV, DSTs  (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e com múltiplos parceiros sexuais tem uma probabilidade maior de desenvolver esse tipo de câncer. Além disso, o uso de anticoncepcional oral durante muitos anos, também propícia um maior risco da doença.

Fique sempre atenta a qualquer anormalidade no seu corpo, e em casos de suspeita não hesite em procurar seu ginecologista de confiança.

Fonte: Dr. Marcos Travessa

Receba dicas para
cuidar da sua saúde