Marque a sua Consulta

15/09/2017

Como é a recuperação após a cirurgia de laparoscopia

A cirurgia laparoscópica é uma cirurgia minimamente invasiva realizada através de pequenas incisões na região abdominal, onde serão introduzidas pinças que variam no diâmetro entre 5-15 mm e uma câmera que transmite as imagens intra abdominais para guiar o médico na realização do procedimento.

Pode ser indicada para mulheres que sofrem de endometriose quando o tratamento hormonal convencional não surtiu uma melhora efetiva dos sintomas. Também pode ser realizada para identificar e eliminar os focos da doença, reduzindo os sintomas e aumentando as chances de engravidar.

A endometriose é uma doença que ataca mulheres de várias idades, sua causa ainda é desconhecida e consiste na presença de endométrio fora da cavidade uterina. Você pode saber mais sobre essa doença, clicando aqui.

A cirurgia laparoscópica, por ser um procedimento menos invasivo, vem a oferecer uma recuperação mais rápida que a cirurgia tradicional. Entretanto, a mesma deve ser realizada no hospital sob anestesia geral.

 Pós-Operatório

A paciente recebe alta, em geral, mais precocemente quando comparado com a cirurgia convencional. A recuperação ocorre num período de 01 semana a 30 dias. Durante este tempo, a mulher deve repousar (com período regular de sono) e evitar esforços físicos como: exercícios físicos, atividades domésticas, relações sexuais, dirigir e trabalhar.

repouso

O repouso somente pode ser alternado com caminhadas curtas e leves, que podem ajudar na eliminação de gases (que se acumulam na região abdominal após esse tipo de cirurgia), e que também auxiliam na circulação sanguínea – fundamental para a recuperação e bom funcionamento dos tecidos afetados pelo procedimento.

Nos primeiros dias após a realização da laparoscopia, é comum apresentar dor ou desconforto na cavidade abdominal. Seu médico deve orientar quanto ao uso de medicações analgésicas para combater esses sintomas.

Mesmo sendo uma cirurgia minimamente invasiva – logo, sem grandes cortes – a laparoscopia retira tecidos e aderências nos órgãos, portanto o repouso é essencial não apenas para uma cicatrização correta dos tecidos, como também para que sejam atingidos os resultados esperados. .

No período pós cirúrgico, é importante ficar atenta a qualquer alteração de normalidade e entrar em contato com o seu médico. Os principais sinais e sintomas de mau prognóstico são:

  • Temperatura corporal aumentada (geralmente acima de 37,5°C);
  • Aumento do volume abdominal
  • Dor abdominal de forte intensidade;
  •  Vermelhidão ou surgimento de hematoma no abdome ou pelve;
  •  Dor severa ou vermelhidão nos membros inferiores;
  • Sensação de dor ou ardor ao urinar.
  • Dentre outros

Antes de realizar a cirurgia de laparoscopia, converse com seu médico sobre as particularidades da cicatrização e do repouso pós-operatório. O sucesso da sua cirurgia também depende de você.

Fonte: Dr. Marcos Travessa

Receba dicas para
cuidar da sua saúde