Marque a sua Consulta

30/09/2017

Saiba mais sobre a Miomectomia

A Miomectomia é o tratamento cirúrgico mais indicado para as pacientes que possuem miomas e desejam manter a fertilidade e o útero. Esta técnica consiste na retirada dos miomas uterinos, preservando o útero.

O mioma geralmente é identificado durante uma consulta rotineira com o médico ginecologista. Durante o exame de toque, o médico identifica algumas alterações no útero e solicita exames específicos, normalmente exame de imagem, para identificar a existência e o tipo do mioma.

Resultado de imagem para mioma

A Miomectomia é um dos métodos mais estudados entre os especialistas e também é alvo de muitos estudos comparativos. O procedimento pode ser realizado por via abdominal, laparoscópica ou histeroscópica.

Pela via abdominal, a cirurgia é realizada semelhante a uma cesariana, onde é necessário realizar um corte na região da pelve até o útero, permitindo a retirada do mioma.

Na laparoscópica são realizados dois pequenos furos na região abdominal da paciente, por onde passam uma microcâmera e os instrumentos necessários para a remoção do mioma, procedimento que só é utilizado em caso de miomas que se localizam na parede externa do útero.

Pela via histeroscópica, o médico introduz o estereoscópico pela vagina e retira o mioma, sem a necessidade de cortes.

Vale ressaltar que em alguns casos, a cirurgia para a retirada do mioma pode não ser eficaz e o tumor pode voltar a crescer após alguns meses. A possibilidade do mioma voltar a partir deste procedimento é entre 15 a 30 %.

Existem também estudos que comprovam que algumas mulheres têm menos chances de engravidar após esse tipo de tratamento, devido às cicatrizes que se formam após a operação. Vamos conhecer esses estudos em um próximo post.

Fonte: Dr. Marcos Travessa

Receba dicas para
cuidar da sua saúde