Marque a sua Consulta

17/09/2020

Qual o tempo necessário para engravidar após realizar uma laparoscopia ginecológica?

A laparoscopia é um modelo de cirurgia minimamente invasiva que tem sido cada vez mais indicada nas mais diversas especialidades médicas, inclusive na ginecologia.

Altamente segura e apresentando excelentes resultados, através da laparoscopia puderam ser realizados diversos procedimentos cirúrgicos na ginecologia como a retirada de úteros (histerectomia), retirada de miomas (miomectomia), retirada de ovários, trompas e ligadura de trompas, dentre outros.

Esse tipo de cirurgia também oferece melhores condições cirúrgicas aos ginecologistas e outros muitos benefícios às pacientes, como:

- Melhor recuperação pós-operatória;
- Menor trauma;
- Menos risco de infecção;
- Menor custo com medicações;
- Maior garantia e segurança na eficácia do diagnóstico e tratamento.
- Rápido retorno as atividades.

Mas quanto tempo a paciente deve esperar para engravidar após uma laparoscopia?

Embora seja realizado através de procedimentos bastante seguros e eficazes, todo tratamento cirúrgico de lesões no útero, inevitavelmente requer um período de repouso para cicatrização, tornando mais seguro evitar a gravidez nos primeiros meses de pós-operatório.

O tempo de espera para a tão desejada gravidez varia a cada caso, mas identificamos que 3-6 meses é o período considerado ideal para aguardar engravidar após uma laparoscopia.

Também é importante salientar que, para que a concepção e o desenvolvimento do feto se façam em um ambiente seguro e preparado para dar suporte à gestação, respeitar o período indicado por um especialista é fundamental.

Espero ter ajudado levando mais informação sobre um assunto tão importante. Se quiser ficar por dentro de mais notícias sobre as questões ligadas à saúde da mulher e tratamentos avançados, me siga no Instagram @marcostravessa ou assista à vídeos exclusivos em meu canal do YouTube.

Receba dicas para
cuidar da sua saúde