Marque a sua Consulta

14/10/2020

Principais causas para o desenvolvimento da adenomiose

Se você sofre com dor pélvica, sangramento intenso e cólicas mais fortes, principalmente durante o período menstrual, preste bastante atenção: você pode estar com adenomiose.

Bastante confundida com a endometriose, onde há crescimento do tecido endometrial fora do útero, a adenomiose ocorre quando há proliferação de células endometriais na musculatura uterina, promovendo hipertrofia e hiperplasia miometrial, com aumento difuso do útero.

Ela pode ser de dois tipos:

Adenomiose Focal: atinge uma região específica do útero.

Adenomiose Difusa: está presente em diversas regiões no útero, deixando-o mais volumoso.

Mas quais são as suas causas?

Embora a sua origem ainda não seja totalmente esclarecida, acredita-se que esta patologia seja resultado de traumas no útero devido a cirurgias ginecológicas, mais de uma gravidez ao longo da vida ou devido ao parto cesária, por exemplo.

Além disso, esta condição também pode desencadear outros problemas como dismenorreia (cólica menstrual de forte intensidade) ou hemorragia uterina anormal, sendo muitas vezes difícil de diagnosticar.

O tratamento varia a cada caso e pode ser realizado através da administração de medicamentos (anti-inflamatórios e anticoncepcionais), ou processo cirúrgico onde o útero é retirado de forma definitiva (histerectomia). Essa opção somente é indicada em casos mais graves onde provocam dor constante e sangramentos abundantes ou quando a mulher já não pretende mais engravidar.

Por ser comumente confundida com a endometriose, o diagnóstico preciso é a chave para o tratamento adequado e uma vida mais tranquila e sem dor para a mulher.

As causas ainda são desconhecidas, mas a adenomiose tem tratamento. Ao sentir algum dos sintomas, marque uma consulta com um especialista de sua confiança.

Gostou deste conteúdo? Então continue acompanhando as nossas publicações no meu Instagram @marcostravessa e a novos vídeos em meu canal do Youtube. Até a próxima!

Receba dicas para
cuidar da sua saúde