Se você já ouviu falar sobre istmocele, ou se isso é novidade para você, prepare-se para desvendar segredos e mitos que cercam essa condição. Neste artigo, vou explorar o que é a istmocele até desvendar algumas crenças populares.
Conheça um pouco mais sobre a condição e não caia em nenhuma mentira!
Imagine o útero como se fosse uma estrada, e a istmocele equivale uma pequena curva na rota. Essa “curva”, ou cavidade, pode se desenvolver após cesáreas. Essa alteração acontece no local onde foi feito o corte, surge uma cicatriz fibrosa que vira uma falha na musculatura uterina, como se fosse uma pequena bolsa.
A istmocele tem como principal sintoma a infertilidade, porque a implantação do embrião é comprometida pela istmocele, além de sangramentos. O grau da falha da musculatura, pode ser superficial ou profunda. Através do exame de ultrassonografia e ressonância magnética é possível identificar o comprometimento da falha.
O tratamento pode ser por meio de uma cirurgia robótica, que hoje é a menos invasiva e considerada um procedimento relativamente tranquilo. Essa modalidade cirúrgica causa menos dor, menor risco de sangramento e tem rápida recuperação. A cirurgia robótica ou laparoscópica, ocorre por meio de pequenas incisões no abdômen da paciente e com auxílio de uma câmera de alta resolução. A partir dos pequenos furinhos realizados, o robô completamente controlado pelo cirurgião corrige a falha uterina.
“Quem tem istmocele não tem mais filhos”
A istmocele, uma condição que realmente pode afetar a fertilidade, mas com o tratamento adequado e acompanhamento médico, muitas mulheres conseguem realizar o sonho da maternidade.
“A cirurgia da istmocele é muito difícil”
Não acredite nisso, a cirurgia para tratar a istmocele é considerada de baixa a moderada complexidade e segura, além de ter rápida recuperação por ser muito sutil.
“A cesária SEMPRE causa istmocele”
Isso é mentira!
Porque a istmocele, é uma alteração no útero da paciente, também chamado de defeito cicatricial de cesariana. Ou seja, apenas uma porcentagem das mulheres vão ter istmocele e não todas as que já fizeram cesárea.
Agora você está munida de informação sobre o istmocele e seus mitos, lembre-se, que informação é poder!
Consulte um profissional de saúde confiável para avaliar o seu caso e te orientar da melhor maneira.
Equipe especializada em qualidade de vida e preservação da fertilidade.
Acolhimento e profissionalismo para que sua experiência seja positiva.