Blog

Cirurgia robótica: um avanço da ciência em benefício das mulheres.

As técnicas operatórias avançaram. Atualmente, contamos com a tecnologia para nos ajudar, e médicos e pacientes podem colher os benefícios das cirurgias minimamente invasivas.

Menos tecidos danificados, menos perda de sangue,  menos dor, menos analgésicos e menos tempo de internação. Um pós-operatório mais rápido e tranquilo.

São muitas as vantagens da laparoscopia e cirurgia robótica em comparação com as cirurgias tradicionais (as chamadas laparotomias).

Histórico

As laparotomias são aquelas cirurgias em que é feita uma grande incisão na cavidade abdominal, para que o cirurgião consiga acessar os órgãos operados com suas ferramentas. Essa intervenção provoca danos maiores ao organismo, resultando em mais dor, mais medicação, e mais tempo de recuperação no pós-operatório.

A laparoscopia foi um avanço em relação à laparotomia. 

Nesse tipo de cirurgia, pinças que têm entre 5 e 10 milímetros de diâmetro são inseridas em pequenos furos dentro da cavidade abdominal do paciente.

Essas pinças são guiadas por um sistema ótico, que transmite a imagem de dentro do corpo do paciente para um monitor cirúrgico com o mais alto nível de tecnologia possível.

Através da visualização da cavidade abdominal e do órgão a ser operado, e com a ajuda dessas delicadas pinças, através desses pequenos furinhos, podemos realizar as mais diversas operações: a retirada de miomas (miomectomia), a retirada do útero (histerectomia), retirada de cistos no ovário, ligadura de trompas, tratamento cirúrgico da endometriose, dentre outros.

Alguns furos, em vez de um grande corte. São muitos os ganhos quando pensamos no conforto e facilidade de recuperação das pacientes.

Soma-se a isso a questão estética, que costuma ser um ponto delicado principalmente para as pacientes mulheres, e já temos grandes vantagens.

Mas a cirurgia robótica é uma evolução da laparoscopia, e um avanço ainda maior.

Cirurgia Robótica

Ela permite aumentar ainda mais as imagens do campo cirúrgico (até dez vezes mais do que uma videolaparoscopia regular), e ter uma visão tridimensional da cavidade abdominal ou órgão operado que a videolaparoscopia não dá (a maior parte só permite a visão bidimensional).

Suas pinças são articuladas, e os braços do robô conseguem mimetizar os movimentos das mãos do cirurgião de uma forma que as pinças retas da laparoscopia não permitem.

Além disso, o cirurgião opera sentado no console, de onde manuseia os controles que, por sua vez, comandam os braços do robô.

Essas características reduzem os tremores das mãos do médico. Assim, aumentam a segurança e a precisão da cirurgia.

Portanto, é uma cirurgia mais segura, tanto do ponto de vista do paciente como do cirurgião. Além de contar com os benefícios das cirurgias minimamente invasivas que a laparoscopia já apresentava, no sentido de um pós-operatório mais breve e menos doloroso, é um procedimento mais assertivo e seguro.

E, sendo assim, uma ferramenta muito importante para as mulheres: preservar sua saúde, sempre buscando manter o sonho da fertilidade, e possibilitando que estejam ocupando seu lugar no ambiente de trabalho e familiar o quanto antes depois dos procedimentos, com tranquilidade e livres de dor.

Nosso objetivo é cuidar da sua qualidade de vida e preservar o sonho da maternidade

Conheça os tratamentos
Vamos cuidar da sua saúde?

    Centro de Endometriose da Bahia

    Equipe especializada em qualidade de vida e preservação da fertilidade.
    Acolhimento e profissionalismo para que sua experiência seja positiva.

    Conheça o IBCR Conheça o Centro