Hoje em dia, além do médico, há outros profissionais de saúde que podem ajudar no tratamento e recuperação da qualidade de vida das pacientes com endometriose.
A endometriose é uma doença complexa, que tem muitos fatores envolvidos.
Por isso, o tratamento da doença também exige diferentes abordagens. Podemos dizer que o tratamento multidisciplinar é necessário para atacar todas as frentes envolvidas possíveis nos casos de endometriose.
Veja abaixo quais são esses profissionais, e como podem te ajudar:
Sua dieta pode ser uma inimiga ou uma aliada. Isso depende das suas escolhas alimentares.
Como já sabemos, a endometriose é uma doença inflamatória. Logo, alimentos que aumentam a inflamação do corpo podem piorar o estado da doença, ou agravar os sintomas dela.
Por outro lado, se você souber exatamente o que pôr no prato – e, principalmente, o que tirar dele -, sua alimentação pode atuar no processo de desinflamação do seu corpo. Assim, vai ajudar a retardar o avanço da doença, e a atenuar os seus sintomas.
Um nutricionista especializado é o profissional capacitado para te orientar nessas escolhas. Ele vai prescrever uma dieta que te ajude no controle dos sintomas e a impedir o avanço da doença, acompanhar sua evolução, sugerir alterações e adaptações, se necessário, considerando as necessidades de cada mulher.
Além disso, tem um momento na jornada de algumas portadoras de endometriose que os nutricionistas têm um papel muito importante: quando a cirurgia é recomendada no tratamento, eles orientam sobre sua alimentação no preparo para a cirurgia e também para sua melhor recuperação no pós-cirúrgico.
O fisioterapeuta pélvico é o profissional especializado nos músculos da pelve. Essa parte do corpo feminino tem um grupo de músculos conhecido por assoalho pélvico. Esses músculos ligam toda a pelve, conectando a vagina, o reto e a uretra.
Quando a mulher tem endometriose, esses músculos acabam ficando disfuncionais. Isso pode trazer dor, dificuldades para esvaziar a bexiga e outras disfunções urinárias, constipação, diarreia, dor ao defecar, e dor ao manter relação sexual.
A fisioterapia pélvica ajuda a restabelecer uma coordenação efetiva de contração e relaxamento desses músculos, normalizando seu funcionamento.
A maior demanda por esses profissionais é para mulheres que querem ter uma vida sexual livre da dor. E sua ajuda é, além de efetiva, muito importante para a saúde sexual das portadoras de endometriose.
Profissional importantíssimo para ajudar as mulheres a lidarem com a doença.
As dores e frustrações que a endometriose provoca são sérias, e nas mais diversas áreas da vida da paciente: profissional, social, sexual… Além da própria dor física: cólicas incapacitantes, dor ao defecar, dor durante a penetração.
Sem falar em todo o impacto psicológico que provoca a falta de compreensão, pelas pessoas do convívio da portadora de endometriose, a respeito das verdadeiras limitações que a doença impõe.
A atuação desse profissional pode auxiliar a mulher a avançar na luta contra a doença, mantendo sua saúde mental e emocional a salvo. O que é determinante, até mesmo, para que ela se mantenha no tratamento com firmeza e disciplina.
Se você tiver oportunidade, não hesite. É fundamental ter um profissional que possa te conduzir por essa jornada sem prejuízos à sua saúde mental!
A acupuntura é um método natural, que ajuda a diminuir a dor, atenuar a cólica que ela provoca, e até mesmo a combater os efeitos colaterais dos remédios indicados no tratamento.
Por mais avançada que esteja a medicina e os tratamentos disponibilizados, ela ainda enfrenta apenas uma parte do problema.
Infelizmente, não são todas as portadores de endometriose que conseguirão acesso ao tratamento completo, com todas essas abordagens. Mas, se você tiver essa oportunidade, não negligencie o papel de todos esses profissionais na sua saúde.
Seu auxílio é fundamental, e faz toda a diferença no resultado do tratamento e na recuperação da sua qualidade de vida.
A jornada de quem tem essa doença não é fácil! Felizmente, hoje podemos contar com o conhecimento desses profissionais, para ajudar no tratamento e recuperação da qualidade de vida das pacientes com endometriose.
Equipe especializada em qualidade de vida e preservação da fertilidade.
Acolhimento e profissionalismo para que sua experiência seja positiva.