A notícia da necessidade de uma segunda cirurgia de endometriose pode ser uma experiência assustadora e dolorosa para as portadoras. É uma escolha difícil, mas muitas vezes precisa, para aliviar a dor e outros sintomas da endometriose.
No entanto, quando um novo foco é encontrado, pode ser difícil assimilar a informação e enfrentar a ideia de passar por outra cirurgia. A maioria das mulheres se sentem extremamente frustradas quando descobrem que um novo foco de endometriose apareceu.
A primeira pergunta costuma ser:
Durante a cirurgia para remover os focos de endometriose, o cirurgião tenta retirar todo o tecido endometrial afetado. No entanto, às vezes, pode permanecer tecidos não visíveis durante a operação, especialmente em áreas de difícil alcance.
Quando isso acontece, um novo foco de endometriose pode se desenvolver após um tempo da cirurgia. De acordo com estudos o percentual de recidivas é considerado pequeno, um novo foco acontece em 10% a 15% dos casos.
Tenho um recado para as mulheres que receberam a notícia de que vão precisar fazer uma nova cirurgia, saibam que é normal vocês se sentirem desapontadas com o tratamento. Mas infelizmente, a endometriose é uma doença crônica, o que significa que é possível que novos focos apareçam mesmo após a cirurgia.
Tente focar em manter o seu acompanhamento médico regular e seguir um plano de tratamento que possa ajudar a gerenciar os sintomas e reduzir a chance de novos focos de endometriose aparecerem. Não desista do seu tratamento porque é recomendado mais uma cirurgia, talvez essa seja a operação que vai melhorar a sua qualidade de vida.
A situação é emocionalmente desafiadora, porque a endometriose é muito ampla, ela atinge significativamente a qualidade de vida das portadoras fisicamente e psicologicamente. A tristeza e o medo por ter que fazer a segunda cirurgia de endometriose pode tomar conta. Mas saiba que o apoio emocional é ferramenta fundamental nesse momento, procure conversar com amigos e familiares sobre seus sentimentos e peça ajuda quando precisar. Não deixe de considerar a terapia, se for possível para você, para lidar com as inúmeras emoções que acompanham a doença.
A endometriose pode ser uma condição difícil de lidar, mas não é impossível. Com o tratamento adequado e o apoio necessário, é possível controlá-la e ter qualidade de vida, não desista!
Um dos principais pontos para reduzir a chance de uma nova cirurgia é a escolha adequada da equipe especializada e com experiência no tema para a ressecção completa da doença, diminuindo muito o risco de novo aparecimento de lesões.
Você já passou por isso? Me conta como foi lidar com todos esses sentimentos.
Equipe especializada em qualidade de vida e preservação da fertilidade.
Acolhimento e profissionalismo para que sua experiência seja positiva.