Blog

Você conhece o ciclo da endometriose?

A endometriose é mais do que um nome complicado em um prontuário médico. É uma condição que afeta profundamente a vida de muitas mulheres, e ainda permanece com alguns estigmas. Neste blog, busco desvendar e explicar a realidade das portadoras. Vou começar explicando o que é a Endometriose!

O que é a Endometriose?

A endometriose ocorre quando o tecido que reveste o útero, chamado de endométrio, cresce fora dele. Esse tecido pode se fixar em áreas como ovários, trompas de Falópio, bexiga e outros órgãos. Durante o ciclo menstrual, este tecido se espessa, e descama causando muita cólica, inchaço abdominal e diversos outros sintomas na mulher.  

Tipos de Endometriose

Existem diferentes tipos de endometriose, cada qual com suas características:

Endometriose Peritoneal: É a forma mais comum, acomete principalmente a superfície dos órgãos na pelve.

Endometriomas: Também conhecidos como “cistos de chocolate”, são cistos cheios de sangue antigo que podem se formar nos ovários.

Endometriose Profunda: Esta é a forma mais grave da doença, onde o tecido endometrial penetra mais profundamente nos órgãos afetados.

O ciclo da mulher com Endometriose

A endometriose dificulta a vida das portadoras, porque acarreta em uma série de sentimentos na paciente. As cólicas costumam ditar a rotina das portadoras, porque antes mesmo delas começarem, surge o medo iminente, que tornam as atividades simples complexas, como sair de casa ou marcar compromissos. Além do fato de que muitas mulheres, com o medo da dor, carreguem uma mini farmácia de remédios nas bolsas. 

Fora a incompreensão das pessoas que não conseguem entender e nem dimensionar o tamanho da dor da paciente, isso ocorre muitas vezes por pessoas da própria família, companheiros e colegas de trabalho. Então, a questão se torna verdadeiramente um ciclo: medo da dor, receio de sair, incompreensão, dor terrível, isolamento social e cansaço constante.

A Importância do Apoio Multidisciplinar

A endometriose afeta diversas áreas da vida da portadora , e exige uma abordagem multifacetada para seu manejo. A dor física é o ápice da doença e demanda uma série de profissionais para auxiliar a paciente, desde a alimentação anti inflamatória à parte psicológica. 

O tratamento adequado visa a promoção de uma vida com mais qualidade de vida e menos dor na paciente!

Comente aqui se você já passa por esse ciclo de endometriose!

Nosso objetivo é cuidar da sua qualidade de vida e preservar o sonho da maternidade

Conheça os tratamentos
Vamos cuidar da sua saúde?

    Centro de Endometriose da Bahia

    Equipe especializada em qualidade de vida e preservação da fertilidade.
    Acolhimento e profissionalismo para que sua experiência seja positiva.

    Conheça o IBCR Conheça o Centro