Blog

Você já ouviu falar em pobreza menstrual?

Você sabia que milhões de meninas e mulheres em todo o mundo enfrentam uma realidade chamada pobreza menstrual?

Infelizmente, muitas pessoas não têm conhecimento sobre esse tema tão importante. Por isso hoje, vou abordar o que é a pobreza menstrual e os seus impactos na saúde feminina.

O que é a pobreza menstrual?

A pobreza menstrual é nada mais do que a ausência de acesso adequado a produtos de higiene menstrual, como absorventes, calcinhas absorventes ou coletores menstruais e banheiros com chuveiros. Isso resulta em uma grande dificuldade de meninas e mulheres conseguirem menstruar de forma saudável.

Saúde feminina em risco

A falta de acesso a produtos de higiene menstrual adequados pode levar a consequências preocupantes para a saúde íntima das mulheres. Pois sem os recursos necessários, muitas delas recorrem a alternativas improvisadas, como o uso de miolo de pão, saquinhos plásticos, papel higiênico e o antigo uso de panos. Além da falta de saneamento básico, água e infraestrutura de higiene e a ausência de informações. Essas práticas precárias podem causar infecções, irritações, inflamações e até questões de saúde mais sérias.

Situação no mundo 

De acordo com o UNICEF, mais de 500 milhões de mulheres e meninas em todo o mundo enfrentam desafios relacionados à pobreza menstrual. No Brasil, infelizmente, a realidade não é diferente. Estima-se que mais de 5 milhões de mulheres brasileiras vivem em situação de vulnerabilidade menstrual, sem acesso adequado a produtos de higiene.

Menstruar não é uma escolha 

A pobreza menstrual é uma realidade que não se pode ignorar. É essencial conscientizar a sociedade sobre esse tema. Isso porque, a menstruação ainda é um tabu, mesmo sendo um processo natural do corpo que não é uma escolha. 

Essa realidade evidencia a necessidade de ações concretas e políticas públicas voltadas para o combate à pobreza menstrual. Organizações e grupos de apoio têm se mobilizado para arrecadar e distribuir absorventes, além de promover a educação menstrual e a conscientização sobre o problema.

Você já tinha ouvido falar dessa realidade?

Nosso objetivo é cuidar da sua qualidade de vida e preservar o sonho da maternidade

Conheça os tratamentos
Vamos cuidar da sua saúde?

    Centro de Endometriose da Bahia

    Equipe especializada em qualidade de vida e preservação da fertilidade.
    Acolhimento e profissionalismo para que sua experiência seja positiva.

    Conheça o IBCR Conheça o Centro