Áreas de atuação

Adenomiose

Ver mais Áreas de atuação

A Adenomiose é uma doença que ocorre quando o endométrio (tecido que reveste o interior do útero) invade a musculatura uterina (o miométrio), aumentando e espessura dessas paredes. Apesar de ser uma doença benigna a adenomiose pode ter diversos impactos na qualidade de vida da mulher e no desejo reprodutivo.

Apesar de não existir um total consenso das causas, sabe-se que existem alguns fatores associados ao aumento de risco da adenomiose são o parto por cesariana, antecedentes de cirurgia uterina e fatores que aumentam os níveis do hormônio estrogênio.

A adenomiose acomete as mulheres, de forma mais frequente, na idade fértil. Geralmente, a condição se resolve quando a menstruação cessa definitivamente.

A adenomiose se desenvolve principalmente pela presença do hormônio feminino, chamado estrogênio. Sendo comum sua coexistência com outras doenças estrogênio-dependentes, como miomas, endometriose, pólipos e hiperplasias endometriais.

Diferença entre adenomiose e endometriose

Essas duas doenças podem ser facilmente confundidas pois se instalam na mesma região, provocando sintomas parecidos.

A principal diferença entre ambas é que a endometriose pode se desenvolver em outros órgãos que não sejam o útero, como ovários, bexiga, intestino, entre outros. Já a adenomiose é uma condição em que o endométrio cresce e invade a parede muscular do útero (miométrio), esta doença, as vezes se confunde com a endometriose e a mulher pode vir a ter as duas doenças.

Quais os sinais e sintomas

Essa é uma doença que pode ser assintomática, ou de sintomas leves, geralmente os sinais podem aparecer após a gestação e desaparecer com a vinda da menopausa, ou seja, se apresenta de forma silenciosa e quando causar sintomas pode levar um tempo para chegar a um diagnostico, por ter sinais parecidos com outras doenças como a endometriose e miomas, por exemplo.

Confira os sintomas:

  • Dor durante as relações sexuais;
  • Fluxo intenso durante toda a menstruação e cólicas que pioram a cada período;
  • Sangramento entre os períodos;
  • Inchaço no abdômen.

A Adenomiose e a infertilidade

A principal relação entre a infertilidade e a adenomiose ocorre porque a doença causa anomalias na parede uterina, o que provoca dificuldades para a nidação, ou seja, causa falhas ou dificultam a implantação embrionária. Isso ocorre em decorrência da redução na ação da progesterona, já que o organismo considera a adenomiose uma lesão e tende a iniciar o processo de cicatrização, produzindo prostaglandina E2 (PGE2) e estradiol (um tipo de estrogênio, hormônio feminino) no útero.

Diagnóstico

Após a consulta e avaliação do especialista ele solicita os exames que colaboram a confirmação do diagnóstico. Exames de imagem, como a ultrassonografia transvaginal ou a ressonância magnética da pelve, podem ser solicitados para diagnóstico da adenomiose.

Quanto mais espessuras houver na musculatura da parede do útero mais grave se torna a adenomiose.

Tratamentos

O tratamento será indicado pelo médico de acordo com diversos fatores, de forma individualizada, levando em conta a gravidade da doença, junto com os sintomas da paciente. Os tratamentos mais indicados são:

  • Os remédios anti-inflamatórios para diminuir a dor caso esteja em um período próximo a menopausa;
  • Tratamentos hormonais, como: pílulas, adesivos, injeção e outros tratamentos hormonais que estão disponíveis no mercado. Para ter um melhor controle do seu ciclo menstrual e assim causar menos dores e sangramentos;
  • Um procedimento cirúrgico para retirar o excesso de tecido nas paredes do útero, quando a doença não está muito profunda na musculatura, mas sim de forma mais superficial;
  • A histerectomia que é a retirada do útero também é utilizada, sendo a única forma de cura total da doença, mas só é utilizada em casos em que a mulher não deseja mais ter filhos ou possui muitas dores e sangramento, já em uma condição grave.

Tem suspeita de adenomiose ou já confirmou que tem a doença e deseja tratar cirurgicamente, faça contato!

Marque sua consulta

Nosso objetivo é cuidar da sua qualidade de vida e preservar o sonho da maternidade

Conheça os tratamentos
Vamos cuidar da sua saúde?

    Centro de Endometriose da Bahia

    Equipe especializada em qualidade de vida e preservação da fertilidade.
    Acolhimento e profissionalismo para que sua experiência seja positiva.

    Conheça o IBCR Conheça o Centro