Áreas de atuação

Cerclagem Uterina Robótica/Laparoscópica

Ver mais Áreas de atuação

Já ouviu falar em insuficiência ou incompetência istmocervical?

Incompetência ou insuficiência istmocervical é como chamamos quando, em termos leigos, o colo do útero da mulher não consegue sustentar a gravidez até o final. Isso acaba provocando o trabalho de parto muito antes do final da gestação, resultando na perda gestacional.
Essas perdas são diferentes do que chamamos de aborto espontâneo. O abortamento acontece por volta da oitava ou nona semana, em razão de um problema na multiplicação celular do feto, por exemplo. A perda gestacional decorrente da Incompetência Istmocervical costuma se dar após o fim do primeiro trimestre. 

Infelizmente, esse diagnóstico costuma ser feito depois que a mulher passou por uma ou mais perdas.

Felizmente, não é uma sentença definitiva de que ela não poderá gestar.

Cerclagem uterina 

A cerclagem uterina é o procedimento indicado para essas mulheres.

Consiste em dar alguns pontos no colo do útero daquela paciente. Assim, ele tem reforços, e consegue sustentar a gravidez até o final.

Na cerclagem uterina simples, os pontos são feitos pela via vaginal, a partir da 12ª segunda semana de gestação, e são retirados na 37ª. 

O recomendado é que seja feita até a 16ª semana da gravidez. Após essa idade gestacional, apenas como medida de emergência.

Depois, os pontos são retirados, e a mulher espera normalmente o momento do parto, que pode ser por via vaginal ou cesárea. 

Mas há casos que, mesmo com a cerclagem simples, as perdas continuam ocorrendo.

Qual a diferença entre a cerclagem uterina e a cerclagem uterina  robótica / laparoscópica?

A cerclagem uterina definitiva é uma solução possível até mesmo parar esses casos.

Diferentemente da cerclagem simples, ela não é feita por via vaginal.

Trata-se de um procedimento feito por robótica ou por laparoscopia, a “cirurgia dos furinhos”: são feitas duas pequenas incisões no abdômen da mulher, as pinças  alcançam o colo uterino por dentro da cavidade abdominal, e os pontos são feitos ali.

Pode parecer mais agressivo do que a cerclagem simples, mas não é. Trata-se de um procedimento minimamente invasivo, com alguns aspectos importantes.

Diferentemente da cerclagem simples, a cerclagem uterina feita por estas vias  pode ser feita antes mesmo da mulher engravidar. Isso porque os pontos são feitos de forma a deixar um pequeno canal no colo uterino, por onde a menstruação descerá, e por onde os espermatozoides acessarão a cavidade uterina para fecundar o óvulo.

A carclagem uterina robótica e laparoscópica, segundo a literatura, são mais eficientes, no que se refere a manter a gestação até o seu final, quando comparada a cerclagem uterina tradicional.

Cuidados da gestante com cerclagem

Ambos os procedimentos são rápidos, não exigem internação ou repouso prolongados. Claro, cada caso é um caso. O cirurgião que fizer o procedimento em você certamente dará instruções específicas de acordo com as suas necessidades.

Mas, via de regra, tratam-se de procedimentos feitos de  30 a 60 minutos, em que a paciente pode ir para casa no mesmo dia. Deve ficar em repouso por mais um dia, e evitar esforços excessivos e relações sexuais por uma semana.

Depois poderá seguir sua vida normalmente, a não ser que o seu caso exija um cuidado mais específico. 

Lembre-se: siga sempre as orientações do médico que te acompanha.

Marque sua consulta

Nosso objetivo é cuidar da sua qualidade de vida e preservar o sonho da maternidade

Conheça os tratamentos
Vamos cuidar da sua saúde?

    Centro de Endometriose da Bahia

    Equipe especializada em qualidade de vida e preservação da fertilidade.
    Acolhimento e profissionalismo para que sua experiência seja positiva.

    Conheça o IBCR Conheça o Centro