Áreas de atuação

Cistos e nódulos de ovário

Ver mais Áreas de atuação

O que são cistos e nódulos no ovário

Os nódulos e os cistos são encontrados em mulheres em idade fértil, geralmente são benignos e quando diagnosticados, o ideal é fazer um acompanhamento para ver se há a necessidade de tratamento ou procedimento cirúrgico. Confira a diferença entre ambos:

Os nódulos são lesões de conteúdo sólido, geralmente medem mais de 1cm de diâmetro, apesar de ser um diagnóstico que causa medo, nem sempre são malignos. Por ser muitas vezes assintomático.

Já os cistos são estruturas de conteúdo líquido (pode ser líquido espesso), com algum componente sólido, geralmente são benignos, podendo variar em seus tamanhos, desde micro cistos até cistos que são grandes e alteram o tamanho dos ovários.

Ambos demoram para apresentar sintomas, por isso é importante a paciente estar atenta a alterações no seu corpo e fazer visitas regulares ao ginecologista a fim de acompanhar sua saúde e caso ocorra o surgimento de nódulos ou cistos. Confira os casos mais comuns:

Os tipos de cistos no ovário mais comuns:

Cisto folicular: Este tipo de cisto aparece em mulheres mais jovens ainda em idade fértil, se apresenta quando não ocorre ovulação ou quando o óvulo não é liberado pelo ovário. É o tipo mais comum de cisto benigno, normalmente não necessita de tratamento e vai diminuindo seu tamanho entre um ou dois meses.

Cisto corpo lúteo: Este cisto se forma no período fértil após o ovário soltar o óvulo, assim, o lúteo que é tecido da soltura do óvulo pode acumular sangue e líquidos em vez de desaparecer, formando um cisto.
Este tipo de cisto também é benigno e geralmente não precisa de tratamento e desaparece em questão de 3 semanas.

Cisto hemorrágico: Este cisto gera uma hemorragia, geralmente após o período menstrual ele tende a desaparecer sozinho, mas em alguns casos pode gerar desconfortos como dores na parte inferior do abdômen, assim, necessitando de um acompanhamento.

Cisto endometrioma: Este é um tipo de cisto característico de mulheres com diagnóstico de endometriose, quando ele se apresenta é sinal de que a mulher poderá ter problemas com a fertilidade.

Cisto Dermóide (Teratoma de ovário): Este é conhecido como um teratoma cístico, aparece em mulheres de idade fértil e podendo ser benigno, na maior parte dos casos, porém é necessária uma atenção e acompanhamento pois, diante da possibilidade de tratar-se de um tumor maligno, faz-se necessário o tratamento cirúrgico em grande parte das situações em que o teratoma de ovário surge.
Ele é uma formação diferente, pois em seu conteúdo pode conter resto celulares como: cabelo, ossos, gordura, pele, entre outros.

Quanto à fertilidade, a presença de pequenos cistos ovarianos, pode indicar a SOP (Síndrome dos ovários policísticos), uma disfunção que gera mudanças hormonais, fazendo com que a mulher não ovule, ou ovule menos, o que pode levar a infertilidade.

Quais os tipos de nódulos mais comuns:

Fibromas: Os fibromas são nódulos benignos e compostos por uma massa sólida que cresce de forma lenta, podem chegar a grandes tamanhos e geralmente necessitam de procedimento cirúrgico.

Sintomas

Na maioria dos casos os nódulos e cistos não costumam provocar sintomas, o que pode acontecer de surgirem e desaparecerem sem serem identificados. Os sintomas que podem vir a aparecer quando cresce muito são:

  • Dor na região pélvica durante a relação sexual;
  • Distensão abdominal;
  • Enjoo;
  • Vontade constante de urinar;
  • Dificuldade em evacuar;
  • Ganho de peso.

Podem ocorrer situações em que as terminologias podem se torcer e provocar dores agudas e sensação de barriga inchada. No caso de cistos também pode acontecer de estourar e causar sangramentos e uma dor intensa.

Diagnóstico

O diagnóstico de cistos e nódulos no ovário é realizado avaliando as queixas da paciente e deve ser solicitado exames como ultrassonografia vaginal e em alguns casos ressonância para ver se existe de fato alguma terminologia.

E caso houver, deve ser investigado pelas suas características qual seu tipo e estágio e assim proposto um tratamento ou procedimento cirúrgico se for necessário.

Esses diagnósticos podem ser um pouco demorados, pois muitas mulheres não sentem os sintomas ou sentem apenas quando estão em um estágio avançado, já necessitando de cirurgia.

O que fazer ao apresentar sintomas

A principal medida a ser tomada ao sentir sintomas é conversar com um médico ginecologista para iniciar um diagnóstico.

Se faz necessário tratamento e em alguns casos cirurgia, quando a paciente sente muito desconforto ou seu tamanho e malignidade requerem essa abordagem, como o cisto dermoide (teratoma de ovário), que mesmo sendo benigno possui uma condição mais delicada, geralmente necessitando de procedimento cirúrgico.

Vale ressaltar que todo tratamento deve levar em consideração o desejo de gestar, e buscar as melhores soluções e alternativas para sempre que possível remover cistos e/ou nódulos com sucesso, preservando a fertilidade da mulher.

Saiba mais sobre as cirurgias para cistos e nódulos no ovário clicando aqui!

Marque sua consulta

Nosso objetivo é cuidar da sua qualidade de vida e preservar o sonho da maternidade

Conheça os tratamentos
Vamos cuidar da sua saúde?

    Centro de Endometriose da Bahia

    Equipe especializada em qualidade de vida e preservação da fertilidade.
    Acolhimento e profissionalismo para que sua experiência seja positiva.

    Conheça o IBCR Conheça o Centro